O projeto
Enquadramento
O tema clima tem vindo a ganhar maior notoriedade e expressão na última década face à enorme pressão e maior sensibilidade da sociedade civil para a temática relacionada com as mudanças climáticas e fenómenos meteorológicos e climáticos extremos.

Perante este panorama atual ao IPMA, autoridade Nacional no domínio do clima, é exigido que assuma a posição como entidade de referência no conhecimento do clima, da sua monitorização, variabilidade e mudanças climáticas, fundamentais no planeamento e na gestão das atividades socioeconómicas do país (agricultura, hidrologia, ambiente, saúde e energia).
As atividades nas quais o IPMA está envolvido garantem o acompanhamento permanente da evolução das principais variáveis climáticas a partir de dados observacionais (in-situ e remota), o desenvolvimento de informação climática baseada em reanálises e na geração de cenários climáticos para o séc. XXI e a disponibilização gratuita da informação a sociedade civil, alinhada com a Diretiva de dados abertos da Comunidade Europeia, recorrendo para o efeito aos serviços de dados através da internet (informação matricial e estatísticas espaciais regionais), contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de estratégias de adaptação.
Os programas de observação climatológica e meteorológica, foram desde sempre o pilar para análise climatologia de cada região.
Com a cada vez maior utilização de sistemas automáticos de observação meteorológica, decréscimo dos observadores meteorológicos e o aumento das solicitações e da existência dos utilizadores (em termos da representatividade da informação) em relação à informação climatológica, a comunidade cientifica tem vindo a desenvolver metodologias que permitem melhorar a monitorização climática (pilar fundamental no conhecimento da variabilidade climática de uma região), reconhecendo que uma das maiores fragilidades advêm das falhas de dados, resultado de diversas condicionantes operacionais, assim as metodologias desenvolvidas relacionadas com a modelação do clima assumem uma importância relevante.
Atualmente, o programa Copernicus que o ECMWF integra, disponibiliza à comunidade o acesso a séries de dados à escala global geradas com recursos à modelação numérica.
Objectivos
Esta iniciativa tem por objetivos:
- disponibilizar indicadores de clima modelado relativos à região Continental e para as regiões Insulares;
- melhorar a representação espacial dos diversos parâmetros climatológicos, com recurso a processos de downscaling dinâmico, que servirão de referência para o cálculo das normais climatológicas e monitorização climática através de indicadores climatológicos direcionados para diversos sectores de atividade;
- apresentar estimativas dos indicadores climáticos para as diversas unidades territoriais;
- dotar o IPMA com uma plataforma digital interactiva que permita o acesso aos indicadores climáticos;
A plataforma disponibiliza dados estatísticos modelados, com integração mensal actualizado com a periodicidade mensal entre o 5 e o 12 dia do mês subsequente.
Parceiros
Esta atividade do IPMA tem como parceiros:


Parceiros desta iniciativa são o C3S, Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus, é um serviço da União Europeia que fornece informações sobre o clima à escala global e o ECMWF que é um consórcio de Paises Europeus que coordena o esforço conjunto de Previsão Meteorológica a médio prazo de escala global.