Eventos
Outubro de 2025 - a 6ª onda de calor do ano em território continental
Em 2025, Portugal continental registou pelo menos 6 ondas de calor até agora, caracterizadas por temperaturas máximas excecionalmente elevadas, destacando-se episódios prolongados e intensos no final de junho e entre julho e agosto, sendo este último o mais longo de sempre nas regiões do interior Norte e Centro (29 de julho a 17 de agosto).
No início de outubro, verificou-se um novo e anómalo episódio de calor prolongado, configurando a 6.ª onda de calor do ano, que durou de 10 a 19 de outubro e afetou 65% das estações meteorológicas. As regiões mais atingidas foram Lisboa e Vale do Tejo, grande parte do Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro) e áreas do Alto e Centro Alentejo. As estações de Mora, Pegões, Torres Vedras (Dois Portos) e Rio Maior registaram 9 dias consecutivos em onda de calor, refletindo a persistência excecional deste evento, que ocorreu fora da época habitual de calor mais intenso, em Portugal continental.
Ondas de calor no verão de 2025
As ondas de calor nos meses de Verão (junho, julho e agosto), são as mais notórias e sentidas pelos seus impactos quando ocorrem naqueles meses, ainda que e segundo a definição de HWDI possam ocorrer em qualquer altura do ano.
No verão de 2025 ocorreram três ondas de calor, a primeira entre 15 e 20 de junho, a segunda entre 26 de junho a 9 de julho e a mais longa deste verão verificou-se entre 29 de julho e 17 de agosto.
A terceira onda de calor do verão de 2025 teve características excecionais quanto à sua extensão temporal, variando entre 6 e 17 dias, tendo sido a mais longa já registada em Portugal Continental, ocorrida na região Norte do território e Centro.
Em termos de magnitude média, no território Continental, nesta terceira onda de calor registou-se o valor de 78.8 °C.